Fases do Desenvolvimento Infantil (0 a 6 anos)

É preciso saber que:

- O desenvolvimento de uma criança não acontece de forma linear.

- As mudanças que vão se produzindo ocorrem de forma gradual, são períodos contínuos que vão se sucedendo e se superpondo.

- Durante a evolução a criança experimenta avanços e retrocessos, vivendo seu desenvolvimento de modo particular.

- Acompanhamos a construção de sua personalidade respeitando que em cada idade há um jeito próprio de se manifestar.

- Tanto antecipar etapas, como não estimular a criança, podem ser geradores de futuros conflitos.

- Cabe à família e à escola conhecer e respeitar os passos do desenvolvimento infantil.

 

Característica da faixa etária dos 0 aos 6 meses

 

Ø  Desenvolvimento Físico:

  • Processo de fortalecimento gradual dos músculos e do sistema nervoso: os movimentos bruscos e descontrolados iniciais vão dando lugar a um controle progressivo da cabeça, dos membros e do tronco;
  • Por volta das 8 semanas é capaz de levantar a cabeça sozinho durante poucos segundos, deitado de barriga para baixo;
  • Controle completo da cabeça por volta dos 4 meses: deitado de costas, levanta a cabeça durante vários segundos; deitado de barriga para baixo começa a elevar-se com apoio das mãos e dos braços e virando a cabeça;
  • Por volta dos 4 meses o controle das mãos é mais fino, sendo capaz de segurar num brinquedo;
  • Entre os 4 e os 6 meses utiliza os membros para se movimentar, rolando para trás e para frente; apresenta também maior eficácia em alcançar e agarrar o que quer ou a posicionar-se no chão para brincar;
  • Desenvolve o seu próprio ritmo de alimentação, sono e eliminação;
  • Desenvolvimento progressivo da visão;
  • Com 1 mês, é capaz de focar objetos a 90 cm de distância;
  • Progressivamente será capaz de utilizar os dois olhos para focar um objeto próximo ou afastado, bem como de seguir a deslocação dos objetos ou pessoas;
  • Entre os 4 e os 6 meses a visão e a coordenação olho-mão encontram-se próximas da do adulto;
  • Desenvolvimento da função auditiva;
  • Entre os 2 e os 4 meses, o bebê reage aos sons e às alterações do tom de voz das pessoas que o rodeiam;
  • Por volta dos 4-6 meses, possui já uma grande sensibilidade às modulações nos tons de voz que ouve.

Ø  Desenvolvimento Intelectual:

  • A aprendiagem faz-se sobre tudo através dos sentidos;
  • Vocaliza espontaneamente, sobretudo quando está em relação;
  • A partir dos 4 meses, começa a imitar alguns sons que ouve à sua volta;
  • Por volta do 6º mês, compreende algumas palavras familiares (o nome dele, "mamã", "papá"...), virando a cabeça quando o chamam.

Ø  Desenvolvimento Social:

  • Distingue a figura cuidadora das restantes pessoas com quem se relaciona, estabelecendo com ela uma relação privilegiada;
  • Fixa os rostos e sorri (aparecimento do 1º sorriso social por volta das 6 semanas);
  • Aprecia situações sociais com outras crianças ou adultos;
  • Por volta dos 4 meses: capacidade de reconhecimento das pessoas mais próximas, o que influencia a forma como se relaciona com elas, tendo reações diferenciadas consoante à pessoa com quem interage. É também capaz de distinguir pessoas conhecidas de estranhos, revelando preferência por rostos familiares.

Ø  Desenvolvimento Emocional:

  • Manifesta a sua excitação através dos movimentos do corpo, mostrando prazer ao antecipar a alimentação ou o colo;
  • O choro é a sua principal forma de comunicação, podendo significar estados distintos (sono, fome, desconforto...);
  • Apresenta medo perante barulhos altos ou inesperados, objetos, situações ou pessoas estranhas, movimentos súbitos e sensação de dor.

 

Característica da faixa etária dos 6 aos 12 meses

 

Ø  Desenvolvimento Físico:

  • Desenvolvimento da motricidade: os músculos, o equilíbrio e o controlo motor estão mais desenvolvidos, sendo capaz de se sentar direito sem apoio e de fazer as primeiras tentativas de se pôr de pé, agarrando-se a superfícies de apoio;
  • A partir dos 8 meses, consegue arrastar-se ou gatinhar;
  • A partir dos 9 meses poderá começar a dar os primeiros passos, apoiando-se nos móveis;
  • Desenvolvimento da preensão: entre os 6 e os 8 meses, é capaz de segurar os objetos de forma mais firme e estável e de manipulá-los na mão; por volta dos 10 meses, é já capaz de meter pequenos pedaços de comida na boca sem ajuda, é capaz de bater com dois objetos um no outro, utilizando as duas mãos, bem como adquire o controle do dedo indicador (aprende a apontar);

Ø  Desenvolvimento Intelectual:

  • A aprendizagem faz-se sobre tudo através dos sentidos, principalmente através da boca;
  • Desenvolvimento da noção de permanência do objeto, ou seja, a noção de que uma coisa continua a existir mesmo que não a consiga ver;
  • Vocalizações;
  • Os gestos acompanham as suas primeiras "conversas", exprimindo com o corpo aquilo que quer ou sente (por ex., abre e fecha as mãos quando quer uma coisa);
  • Alguns dos seus sons parecem-se progressivamente com palavras, tais como "mamã" ou "papá" e ao longo dos próximos meses o bebê vai tentar imitar os sons familiares, embora inicialmente sem significado;
  • A partir dos 8 meses: desenvolvimento do, acrescentando novos sons ao seu vocabulário. Os sons das suas vocalizações começam a acompanhar as modulações da conversa dos adultos - utiliza "mamã" e "papá" com significado;
  • Nesta fase, o bebê gosta que os objetos sejam nomeados e começa a reconhecer palavras familiares como "papa", "mamã", "adeus", sendo progressivamente capaz de associar ações a determinadas palavras (por ex.: "tchau-tchau" - acenar);
  • A partir dos 10 meses, a noção de causa-efeito encontra-se já bem desenvolvida: o bebê sabe exatamente o que vai acontecer quando bate num determinado objeto (produz som) ou quando deixa cair um brinquedo (o pai ou a mãe apanha-o). Começa também a relacionar os objetos com o seu fim (por ex., coloca o telefone junto ao ouvido);
  • Progressiva melhoria da capacidade de atenção e concentração: consegue manter-se concentrado durante períodos de tempo cada vez mais longos;
  • A primeira palavra poderá surgir por volta dos 10 meses.

Ø  Desenvolvimento Social:

  • O bebê está mais sociável, procurando ativamente a interação com quem o rodeia (através das vocalizações, dos gestos e das expressões faciais);
  • Manifesta comportamentos de imitação, relativamente a pequenas ações que vê os adultos fazer (por ex., lavar a cara, escovar o cabelo, etc.);
  • A partir dos 10 meses, maior interesse pela interação com outros bebês.

Ø  Desenvolvimento Emocional:

  • Formação de um forte laço afetivo com a figura materna (cuidadora) - Vinculação;
  • Presença de ansiedade de separação, que se manifesta quando é separado da mãe, mesmo que por breves instantes - trata-se de uma ansiedade normal no desenvolvimento emocional do bebê;
  • Presença de ansiedade perante estranhos: sendo igualmente uma etapa normal do desenvolvimento emocional do bebê, manifesta-se quando pessoas desconhecidas o abordam diretamente;
  • A partir dos 8 meses, maior consciência de si próprio;
  • Nesta fase é comum os bebês mostrarem preferência por um determinado objeto (um cobertor ou uma pelúcia, por ex.), o qual terá um papel muito importante na vida do bebê - ajuda a adormecer, é objeto de reconforto quando está triste, etc.

 

Característica da faixa etária de 01 aos 02 anos

 

Ø  Desenvolvimento Físico:

  • Começa a andar, sobe e desce escadas, sobe os móveis, etc. - o equilíbrio é inicialmente bastante instável, uma vez que os músculos das pernas não estão ainda bem fortalecidos. Contudo, a partir dos 16 meses, o bebê já é capaz de caminhar e de se manter de pé em segurança, com movimentos muito mais controlados;
  • Melhoria da motricidade fina devido à prática - capacidade de segurar um objeto, o manipula, passa de uma mão para a outra e o larga deliberadamente. Por volta dos 20 meses, será capaz de transportar objetos na mão enquanto caminha.

Ø  Desenvolvimento Intelectual:

  • Maior desenvolvimento da memória, através da repetição das atividades - permite-lhe antecipar os acontecimentos e retomar uma atividade momentaneamente interrompida, à qual dedica um maior tempo de concentração. Da mesma forma, através da sua rotina diária, o bebê desenvolve um entendimento das sequências de acontecimentos que constituem os seus dias e dos seus pais;
  • Exibe maior curiosidade: gosta de explorar o que o rodeia;
  • Compreende ordens simples, inicialmente acompanhadas de gestos e, a partir dos 15 meses, sem necessidade de recorrer aos gestos;
  • Embora possa estar ainda limitada a uma palavra de cada vez, a linguagem do bebê começa a adquirir tons de voz diferentes para transmitir significados diferentes. Progressivamente, irá sendo capaz de combinar palavras soltas em frases de 2 palavras;
  • É capaz de acompanhar pedidos simples, como por ex. "dá-me a caneca";
  • As experiências físicas que vai fazendo ajudam a desenvolver as capacidades cognitivas. Por exemplo, por volta dos 20 meses;
  • Sabe que um martelo de brincar serve para bater e já o deve utilizar;
  • Consegue estabelecer a relação entre um carrinho de brincar e o carro da família;
  • Entre os 20 e os 24 meses é também capaz de brincar ao faz-de-conta (por ex., finge que deita chá de um bule para uma xícara, põe açúcar e bebe - recorda uma sequência de acontecimentos e faz de conta que os realiza como parte de um jogo). A capacidade de fazer este tipo de jogos indica que está a começar a compreender a diferença entre o que é real e o que não é.

Ø  Desenvolvimento Social:

  • Aprecia a interação com adultos que lhe sejam familiares, imitando e copiando os comportamentos que observa;
  • Maior autonomia: sente satisfação por estar independente dos pais quando inserida num grupo de crianças, necessitando apenas de confirmar ocasionalmente a sua presença e disponibilidade - esta necessidade aumenta em situações novas, surgindo uma maior dependência quando é necessária uma nova adaptação;
  • As suas interações com outras crianças são ainda limitadas: as suas brincadeiras decorrem sobre tudo em paralelo e não em interação com elas;
  • A partir dos 20-24 meses, e à medida que começa a ter maior consciência de si própria, física e psicologicamente, começa a alargar os seus sentimentos sobre si próprio e sobre os outros - desenvolvimento da empatia (começa a ser capaz de pensar sobre o que os outros sentem).

Ø  Desenvolvimento Emocional:

  • Grande reatividade ao ambiente emocional em que vive: mesmo que não o compreenda, apercebe-se dos estados emocionais de quem está próximo dele, sobre tudo os pais;
  • Está a aprender a confiar, pelo que necessita de saber que alguém cuida dela e vai de encontro às suas necessidades;
  • Desenvolve o sentimento de posse relativamente às suas coisas, sendo difícil partilhá-las;
  • Embora esteja normalmente bem disposta, exibe por vezes alterações de humor ("birras");
  • É bastante sensível à aprovação/desaprovação dos adultos.

 

Característica da faixa etária dos 2 aos 3 anos

 

Ø  Desenvolvimento Físico:

  • À medida que o seu equilíbrio e coordenação aumentam, a criança é capaz de saltar ou saltar de um pé para o outro quando está a correr ou a andar;
  • É mais fácil manipular e utilizar objetos com as mãos, como um lápis de cor para desenhar ou uma colher para comer sozinha;
  • Começa gradualmente a controlar os esfíncteres (primeiro os intestinos e depois a bexiga).

Ø  Desenvolvimento Intelectual:

  • Fase de grande curiosidade, sendo muito frequente a pergunta "Por quê?";
  • À medida que se desenvolvem as suas competências linguísticas, a criança começa a exprimir-se de outras formas, que não apenas a exploração física - trata-se de juntar as competências físicas e de linguagem (por ex., quando faço isto, acontece aquilo), o que ajuda ao seu desenvolvimento cognitivo;
  • É capaz de produzir regularmente frases de 3 e 4 palavras. A partir dos 32 meses, já capaz de conversar com um adulto usando frases curtas e de continuar a falar sobre um assunto por um breve período;
  • Desenvolvimento da consciência de si: a criança pode referir-se a si própria como "eu" e pode conseguir descrever-se por frases simples, como "tenho fome";
  • A memória e a capacidade de concentração aumentaram (a criança é capaz de voltar a uma atividade que tinha interrompido, mantendo-se concentrada nela por períodos de tempo mais longos);
  • A criança está a começar a formar imagens mentais das coisas, o que a leva à compreensão dos conceitos - progressivamente, e com a ajuda dos pais, vai sendo capaz de compreender conceitos como dentro e fora, cima e baixo;
  • Por volta dos 32 meses, começa a apreender o conceito de sequências numéricas simples e de diferentes categorias (por ex., é capaz de contar até 10 e de formar grupos de objetos - 10 animais de plástico podem ser 3 vacas, 5 porcos e 3 cavalos).

Ø  Desenvolvimento Social:

  • A mãe é ainda uma figura muito importante para a segurança da criança, não gostando de estranhos. A partir dos 32 meses, a criança já deve reagir melhor quando é separada da mãe, para ficar à guarda de outra pessoa, embora algumas crianças consigam este progresso com menos ansiedade do que outras;
  • Imita e tenta participar nos comportamentos dos adultos: por ex., lavar a louça, maquiar-se, etc.;
  • É capaz de participar em atividades com outras crianças, como por exemplo, ouvir histórias.

Ø  Desenvolvimento Emocional:

  • Inicialmente o leque de emoções é vasto, desde o puro prazer até a raiva frustrada. Embora a capacidade de exprimir livremente as emoções seja considerada saudável, a criança necessitará de aprender a lidar com as suas emoções e de saber que sentimentos são adequados, o que requer prática e ajuda dos pais;
  • Nesta fase, as birras são uma das formas mais comuns da criança chamar a atenção – geralmente deve-se a mudanças ou a acontecimentos, ou ainda a uma resposta aprendida (as birras costumam estar relacionadas com a frustração da criança e com a sua incapacidade de comunicar de forma eficaz).

 

Características da faixa etária dos 03 aos 04 anos

 

Ø  Desenvolvimento Físico:

  • Grande atividade motora: corre, salta, começa a subir escadas, pode começar a andar de triciclo; grande desejo de experimentar tudo;
  • Embora ainda não seja capaz de amarrar sapatos, veste-se sozinha razoavelmente bem;
  • É capaz de comer sozinha com uma colher ou um garfo;
  • Copia figuras geométricas simples;
  • É cada vez mais independente ao nível da sua higiene; é já capaz de controlar os esfíncteres (sobretudo durante o dia).

Ø  Desenvolvimento Intelectual:

  • Compreende a maior parte do que ouve e o seu discurso é compreensível para os adultos;
  • Utiliza bastante a imaginação: início dos jogos de faz-de-conta e dos jogos de papéis;
  • Compreende o conceito de "dois";
  • Sabe o nome, o sexo e a idade;
  • Repete sequências de 3 algarismos;
  • Começa a ter noção das relações de causa e efeito;
  • É bastante curiosa e investigadora.

Ø  Desenvolvimento Social:

  • É bastante sensível aos sentimentos dos que a rodeiam relativamente a si própria;
  • Tem dificuldade em cooperar e partilhar;
  • Preocupa-se em agradar os adultos que lhe são significativos, sendo dependente da sua aprovação e afeto;
  • Começa a aperceber-se das diferenças no comportamento dos homens e das mulheres;
  • Começa a interessar-se mais pelos outros e a integrar-se em atividades de grupo com outras crianças.

Ø  Desenvolvimento Emocional:

  • É capaz de se separar da mãe durante curtos períodos de tempo;
  • Começa a desenvolver alguma independência e autoconfiança;
  • Pode manifestar medo de estranhos, de animais ou do escuro;
  • Começa a reconhecer os seus próprios limites, pedindo ajuda;
  • Imita os adultos.

Ø  Desenvolvimento Moral:

  • Começa a distinguir o certo do errado;
  • As opiniões dos outros, acerca de si própria assumem grande importância para a criança;
  • Consegue controlar-se de forma mais eficaz e é menos agressiva;
  • Utiliza ameaças verbais extremas, como por exemplo: "eu te mato!", sem ter noção das suas implicações.

 

Característica da faixa etária dos 04 aos 05 anos

 

Ø  Desenvolvimento Físico:

  • Rápido desenvolvimento muscular;
  • Grande atividade motora, com maior controle dos movimentos;
  • Consegue escovar os dentes, pentear-se e vestir-se com pouca ajuda.

Ø  Desenvolvimento Intelectual:

  • Adquiriu já um vocabulário alargado, constituído por 1500 a 2000 palavras; manifesta um grande interesse pela linguagem, falando incessantemente;
  • Compreende ordens com frases na negativa;
  • Articula bem consoantes e vogais e constrói frases bem estruturadas;
  • Exibe uma curiosidade insaciável, fazendo inúmeras perguntas;
  • Compreende as diferenças entre a fantasia e a realidade;
  • Compreende conceitos de número e de espaço: "mais", "menos", "maior", "dentro", "debaixo", "atrás";
  • Começa a compreender que os desenhos e símbolos podem representar objetos reais;
  • Começa a reconhecer padrões entre os objetos: objetos redondos, objetos macios, animais...

Ø  Desenvolvimento Social:

  • Gosta de brincar com outras crianças; quando está em grupo, poderá ser seletiva acerca dos seus companheiros;
  • Gosta de imitar as atividades dos adultos;
  • Está a aprender a partilhar, a aceitar as regras e a respeitar a vez do outro.

Ø  Desenvolvimento Emocional:

  • Os pesadelos são comuns nesta fase;
  • Tem amigos imaginários e uma grande capacidade de fantasiar;
  • Procura frequentemente testar o poder e os limites dos outros;
  • Exibe muitos comportamentos desafiantes e opositores;
  • Os seus estados emocionais alcançam os extremos: por ex., é desafiante e depois bastante envergonhada;
  • Tem uma confiança crescente em si própria e no mundo.

Ø  Desenvolvimento Moral:

  • Tem maior consciência do certo e errado, preocupando-se geralmente em fazer o que está certo; pode culpar os outros pelos seus erros (dificuldade em assumir a culpa pelos seus comportamentos).

 

Características da faixa etária dos 5 aos 6 anos

 

Ø  Desenvolvimento Físico:

  • A preferência manual está estabelecida;
  • É capaz de se vestir e despir sozinha;
  • Assegura sua higiene com autonomia;
  • Pode manifestar dores de estômago ou vômitos quando obrigada a comer comidas de que não gosta; tem preferência por comida pouco elaborada, embora aceite uma maior variedade de alimentos.

Ø  Desenvolvimento Intelectual:

  • Fala fluentemente, utilizando corretamente o plural, os pronomes e os tempos verbais;
  • Grande interesse pelas palavras e a linguagem;
  • Pode gaguejar se estiver muito cansada ou nervosa;
  • Segue instruções e aceita supervisão;
  • Conhece as cores, os números, etc.
  • Capacidade para memorizar histórias e repeti-las;
  • É capaz de agrupar e ordenar objetos tendo em conta o tamanho (do menor ao maior);
  • Começa a entender os conceitos de "antes" e "depois", "em cima" e "em baixo", etc., bem como conceitos de tempo: "ontem", "hoje", "amanhã".

Ø  Desenvolvimento Social:

  • A mãe é ainda o centro do mundo da criança, pelo que poderá recear a não voltar a vê-la após uma separação;
  • Copia os adultos;
  • Brinca com meninos e meninas;
  • Está mais calma, não sendo tão exigente nas suas relações com os outros; é capaz de brincar apenas com outra criança ou com um grupo de crianças, manifestando preferência pelas crianças do mesmo sexo;
  • Brinca de forma independente, sem necessitar de uma constante supervisão;
  • Começa a ser capaz de esperar pela sua vez e de partilhar;
  • Conhece as diferenças de sexo;
  • Aprecia conversar durante as refeições;
  • Começa a interessar-se por saber de onde vêm os bebês;
  • Está numa fase de maior conformismo, sendo crítica relativamente aqueles que não apresentam o mesmo comportamento.

Ø  Desenvolvimento Emocional:

  • Pode apresentar alguns medos: do escuro, de cair, de cães ou de dano corporal, embora esta não seja uma fase de grandes medos;
  • Se estiver cansada, nervosa ou chateada, poderá apresentar alguns dos seguintes comportamentos: roer as unhas, piscar repetidamente os olhos, fungar, etc.;
  • Preocupa-se em agradar aos adultos;
  • Maior sensibilidade relativamente às necessidades e sentimentos dos outros;
  • Envergonha-se facilmente.

Ø  Desenvolvimento Moral:

  • Devido à sua grande preocupação em fazer as coisas bem e em agradar, poderá por vezes mentir ou culpar os outros de comportamentos reprováveis.

 

"Aprendemos sobre o jeito de ser de cada criança através da forma como se relaciona com seus amigos, seus brinquedos, como manifesta suas vontades e afetos; tolera suas frustrações, através das primeiras expressões gráficas e da linguagem".

 

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

PROJETO DE LEI QUE REGULAMENTA A ATIVIDADE DE PSICOPEDAGOGIA

A ABPp Nacional comunica que por solicitação do Senador Randolfe Rodrigues, relator do Projeto de Lei que regulamenta a atividade de Psicopedagogia no Brasil, a partir da graduação e da pós graduação em Psicopedagogia, dentro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, será realizada a Audiência Pública em Brasília DF em data a ser, brevemente, determinada.

Desde 1997 a ABPp, através inicialmente das ex presidentes Profª Drª Neide Noffs e da Profª Drª Mª Cecília Gasparian, tem lutado pela regulamentação da Psicopedagogia e vem, incansavelmente desde então, acompanhando a tramitação do PL no Congresso Nacional.

Nesta Audiência haverá, dentre outros profissionais já convocados, a participação ativa da atual Presidente Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Profª Quézia Bombonatto, que como representante da nossa classe, defenderá a importância da aprovação do referido PL.

Contamos com o apoio de todos os Psicopedagogos e de todos aqueles que acreditam na relevância da ação psicopedagógica como indutora do desenvolvimento humano e de incremento socioeducacional da população brasileira, assinando e divulgando o MANIFESTO DE APOIO À APROVAÇÃO DO PL, disponível no site da ABPp Nacional www.abpp.com.br

O IX Congresso Brasileiro de Psicopedagogia a ser realizado em São Paulo, no período de 5 a 8 de julho, será uma excelente oportunidade para demonstrarmos a força da Psicopedagogia no Brasil. Participe você também fazendo sua inscrição pelo site www.eventoabppunifesp.com.br

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA – SEÇÃO BAHIA

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA – SEÇÃO BAHIA

CAPÍTULO I   Da Denominação, Finalidade, Sede, Duração e Organização Geral     Artigo 1º. – A Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Bahia, aqui denominada de ABPp – Seção Bahia é uma sociedade civil sem fins lucrativos, políticos ou religiosos com...

Indicações de livros

Indicações de livros para crianças e jovens

Xaxado - 365 Tiras em Quadrinhos de Antônio Cedraz

Indicações de livros para profissionais

A Psicopedagogia e o Momento do Aprender de Laura Monte Serrat Barbosa; Intervenção Psicopedagógica no Espaço da Clínica de Laura Monte Serrat Barbosa (Org.); Avaliar para Nós é... de Arlete Zagonei Serafini, Laura Monte Serrat Barbosa, Luíza Maria Bernert, Simone Carlberg, Vera Lucia...

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!