Instrumentos de intervenção

No atendimento psicopedagógico trabalhamos muito com a ludicidade e utilizamos jogos. O jogo psicopedagógico possibilita que o cliente/paciente concretize o pensamento através da ação, passando a se reconhece e se identifica, assim contribuindo para a construção da sua personalidade.  A atividade lúdica seja ela uma brincadeira ou um jogo pressupõe o estabelecimento de relações e interações sociais. Enquanto a pessoa joga, mobilizam-se esquemas mentais, colocam-se em movimento funções psicomotoras, estimulando o pensamento, despertando processos internos de desenvolvimento. É neste momento acontecem às aprendizagens.

Jogando a pessoa enfrenta desafios e dificuldades e pode superá-las por meio da ação, ajudando a reformular conhecimentos, a compreender ações e objetivos. É jogando que ela pode traçar metas e construir/reconstruir habilidades potencializando o que já aprendeu. Tudo isso é levado para as relações na família, na escola e para todos ambientes sociais. 

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Estes quatro jogos são usados na COPS como instrumentos de intervenção.

Os aprendentes da COPS amam cada um dos novos instrumentos, está sendo a sensação do momento. Você encontra esses emuito mais na loja virtual Brinkedoteka

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TRIMINÓ

Desenvolve as habilidades cerebrais. Estimula a mente e a inteligência, desafiando aquele que joga sozinho ou em grupo, a descobrir a solução. Trabalha a estratégia, a persistência, o equilíbrio, a parceria e o foco do jogador. Também ajuda no cálculo, na classificação, no reconhecimento das formas, no sequenciamento, no raciocínio lógico e no trabalho com números, quantidade, formas, medidas, posições e tamanhos.

CALCULANDO SEU LUGAR

Um jogo que desafia o raciocínio na matemática, nele cada jogador lança os três dados de uma só vez e com os resultados obtidos, tenta realizar operações de cálculo mental. Para isso, o jogador poderá usar as 4 operações matemáticas para tentar obter o resultado desejado e marcá-los no tabuleiro. Vence o jogo aquele que conseguir colocar o maior número de peças, da sua cor no tabuleiro. Excelente ferramenta para o cálculo mental!

DOMINÓ COMPLETANDO HISTÓRIA

Contém 28 peças de 7 x 3cm, com imagens e frases que formam histórias. Estimula a associação de ideias, raciocínio, antecipação, fixação de conteúdo específica, a fixação da percepção visual, atenção e concentração.  Além de ajudar na leitura raciocínio infantil, com o jogo a criança poderá praticar leitura.

TETRA-LIG

Este conjunto é composto por peças de plástico coloridas e flexíveis. Pode ser utilizado em atividades que desenvolvem a criatividade, imaginação, coordenação motora, raciocínio lógico, desafiando os participantes a criarem objetos ligando as peças pelas suas extremidades.

LIVRO SENSORIAL excelente instrumento utilizado na COPS

Trabalha a autonomia, criatividade, a concentração, raciocínio lógico, vida prática do dia a dia, organização, associação, ajuda a exercitar a coordenação motora fina da criança, trabalhando os pequenos músculos do corpo humano, coordenando os movimentos das mãos com os olhos.

Cada indivíduo tem seu tempo de aprendizado e, independentemente da idade, ele tem uma carga de conhecimento interior que precisa ser levada em conta e, de fato, estimulada.

Esse material é encontrado na Brincadeira de Pano

Excelente instrumento utilizado na COPS

Livro sensorial trabalha a autonomia, criatividade, a concentração, raciocínio lógico, vida prática do dia a dia, organização, associação, ajuda a exercitar a coordenação motora fina da criança, trabalhando os pequenos músculos do corpo humano, coordenando os movimentos das mãos com os olhos.

 

Este material é encontrado na Brincadeiras de Pano.

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Também usamos na COPS...

FLORESTA ENCANTADA é um jogo de estratégia, simples o suficiente para ser jogado por crianças desde os 6 anos de idade, mas pode prender o interesse das crianças mais velhas e até de adultos.

Neste jogo você é um jovem feiticeiro que vai entrar na Floresta Encantada em busca de Estrelas Mágicas. Quem chegar até o Castelo com o maior número de estrelas mágicas será vencedor. Um jogo cheio de alternativas onde o feiticeiro mais esperto vence!

É um jogo de percurso onde não se joga dado! O movimento dos peões é feito com cartas. Cada jogador recebe 4 cartas e a cada jogada pode escolher qual carta usar. Dependendo da carta usada, o peão avançará mais ou menos.

Avançar mais pode ser uma boa, por que à medida que o peão se aproxima do castelo (que está na última casa), ele vai podendo recolher mais estrelas mágicas. Por outro lado, às vezes pode ser melhor demorar um pouco mais e recolher as estrelas mágicas que já estão ao seu alcance. Cada jogada é uma decisão.

As crianças pequenas conseguem jogar, porque o princípio é muito fácil: usar uma de 4 cartas e avançar até a casa correspondente. Mas as crianças mais velhas ainda se interessarão pelo jogo, pois poderão explorar todas as situações decorrentes das diferentes decisões dos jogadores.

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Casinha Terapêutica, Castelo de Fadas, Escola Inclusiva, Família Terapêutica e Caminhão Trailer Família

 
 
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MEMOMIX é um jogo recomendável para a potencialização da memória e atenção. Não é um jogo da memória comum, ele é diferente dos outros, porque cada uma das palavras do par está escrita com letras, cores, design, separação de sílabas, direção e tamanhos diferentes, de modo que ele exija muito mais da atenção, da memória e da discriminação visual dos participantes.

É indicado a partir de 7 anos. Serve para memorização de palavras, estimula a atenção visual, o processamento ortográfico e o apoio do processamento fonológico para a localização do par correspondente. Pode ser usado em terapias de Afasia, Transtornos de Leitura e Escrita, Dislexia, automatização de Transtornos Articulatório e Fonológico, Distúrbio Específico de Linguagem, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) na estimulação da atenção e no controle da impulsividade. Pode ser ainda utilizado em grupos de estimulação de linguagem em instituições, em escolas ou com adultos em processo de alfabetização e mesmo para entretenimento da família.

 

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Cilada é instrumento que os jovens adoram, muito usado na COPS. É um jogo de estratégia rápido, que trabalha a concentração e raciocínio lógico

Conta a história que durante a guerra franco-prussiana houve uma nevasca gigantesca e assim os exércitos inimigos ficaram separados sem poder dar continuidade à luta. Foi aí que os soldados franceses criaram esse passatempo para se distrair nos intervalos entre os combates, posteriormente a dinâmica do jogo foi utilizada como base para certa linha de pesquisa que culminou com um prêmio Nobel de economia dado ao matemático John Nash.

Escolha um dos quebra-cabeças e vá tentando encaixar as peças. Use todo o seu raciocínio, senão você pode cair numa CILADA! São mais de 50 quebra-cabeças que desafiarão você neste super jogo!

Especificações

Conteúdo da Embalagem:

01 estojo plástico

24 Peças plásticas

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Copa da Árvore é mais um Instrumento utilizado nas intervenções Psicopedagógicas da COPS.

Plante frutas e flores, monte galhos e raízes e crie o bosque mais completo. A Copa da Árvore é um divertido jogo de estratégia para crianças e adultos. Inclui uma carta com semente de verdade para plantar!

Parte das vendas é revertida para o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza.

Especificações:

- jogadores: de 2 a 4 pessoas

- idade: a partir de 7 anos

- contém: 110 cartas + uma carta com semente de verdade para plantar!

- tipo da carta: cartão couché 270 g/m2

- desenvolve: lógica e interação.

- embalagem: cartucho.

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Entrelaçado é outro jogo utilizado como instrumento de intervenção na COPS. Recebeu três indicações para o melhor jogo de 2011!

Você pensa que é rápido? O objetivo desse jogo é tentar colocar os elásticos de cabelo nos dedos conforme a combinação mostrada nas cartas o mais rápido possível. Pronto? Agora é só bater primeiro na campainha e a carta será sua!

Inclui um sino e elásticos coloridos! Divirta-se!

Especificações:

- jogadores: de 2 a 6 pessoas

- idade: a partir de 4 anos

- contém: 33 cartas + 1 sino + elásticos coloridos

- tamanho da carta: Bridge Size - 57 x 89 mm

- tipo da carta: cartão couché 270 g/m2

- desenvolve: lógica e interação

- embalagem: caixa

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PINGO NO I

Estimula: Alfabetização, Criatividade, Estratégia, Raciocínio.

Faixa etária: a partir de 6 anos

O Pingo no i é um baralho de letras inteligente e divertido, ideal para desenvolver o raciocínio, criatividade e o vocabulário de adultos e crianças em fase de alfabetização. Existem diversas maneiras de se jogar Pingo no i mas o objetivo final sempre é formar palavras.

A descoberta de sua aplicabilidade no ensino, nas práticas lúdicas relacionadas ao aprendizado da linguagem, mostrou que esse jogo pode ser amplamente utilizado tanto com crianças como com adolescentes e adultos, adaptando-se aos diferentes níveis e habilidades dos jogadores. Este baralho tem sido utilizado por reconhecidos educadores.

A associação desse instrumento pedagógico ao trabalho de alfabetização proporciona não só um interesse afetivo e cognitivo possibilitado pelo jogo, como também introduz uma atividade lúdica e social que pode ser partilhada com amigos e familiares, expandindo o exercício de aprendizagem e das relações interpessoais.

Assim, esse material, já testado como instrumento pedagógico, tem a qualidade de ser um eficiente auxiliar nas tarefas de alfabetização e desenvolvimento da criatividade e sociabilidade.

O Pingo no i é um baralho de letras no qual o objetivo do jogo é formar palavras. Ele pode ser jogado por 2 (dois) ou mais jogadores.

Pingo no I é um jogo aparentemente pedagógico, porém torna-se psicopedagógico a partir do momento que a criança tem que usar estratégias para tentar combinar as letras e formar a palavra. São muitas possibilidades de jogo com este baralho. Trabalho com crianças disléxicas, disortográficas, crianças em fase de alfabetização e inclusive com aqueles que já sabem ler visando trabalhar cognição.

 

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Tangram

Instrumento utilizado nas intervenções Psicopedagógicas da COPS, o Tangram é uma jogo educativo milenar que ajuda a desenvolver a criatividade, exercita a paciência ao mesmo tempo em que excita a imaginação e diverte liberando a fantasia. É um quebra-cabeça chinês que contém 7 peças (2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) que são chamadas de "tans". Na China antiga, o Tangram era um dos mais famosos "testes" utilizados para estudar a inteligência humana.

A particularidade deste “quebra cabeça chinês” reside na fragmentação de um quadrado em sete partes já conhecida na china por volta do séc.VII A.C. como as “Sete Tabuas da Astúcia”. Sendo que, de fato, hoje se podem encontrar mais de 1700 diferentes formas feitas com um Tangram.

A proposta deste jogo é formar um quadrado perfeito com as 7 peças ou formar figuras diversas utilizando todas as 7 peças.

Apesar de sua simplicidade, é um jogo complexo que exige bastante concentração.

Crianças podem se divertir montando as figuras enquanto treinam a visão espacial, exploram a criatividade, aprendem sobre a classificação de formas geométricas e aprimoram suas habilidades em resolver problemas. Pessoas idosas podem jogar para passar o tempo e aproveitar para manter o cérebro ativo.

Os benefícios de se jogar Tangram são maiores do que imaginamos. Este quebra-cabeça é capaz de estimular tanto a lado esquerdo do cérebro, que lida com a lógica, quanto o lado direito, que é encarregado das informações abstratas.

Exercita a resolução de problemas. Para montar cada figura é necessário planejar onde as peças serão colocadas;

Estimula a criatividade. As peças do jogo permitem que várias figuras sejam montadas, sendo que algumas dessas figuras podem ser montadas de maneiras distintas;

Melhora a noção espacial. O Tangram exige que peças sejam posicionadas e rotacionadas, levando o cérebro a trabalhar as regiões responsáveis pelo reconhecimento e posicionamento de formas geométricas.

É importante notar que, com exceção das peças menores (os dois triângulos pequenos), as peças podem ser "formadas" por uma combinação de outras peças menores. Confira a seguir:

Triângulo grande: 2 triângulos pequenos + 1 quadrado ou paralelogramo ou triângulo médio;

Triângulo médio: 2 triângulos pequenos;

Quadrado: 2 triângulos pequenos;

Paralelogramo: 2 triângulos pequenos;

Além disso, vale ressaltar que a única peça que pode ser realmente invertida é o paralelogramo, pois a peça não é simétrica.

 

 

 
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Hora do Hush

É um mais um dos muitos instrumentos utilizados na COPS - Clínica de Orientação Psicopedagógica e Social.

É um jogo empregado em intervenções Psicopedagógicas que mexe com a estrutura cognitiva do sujeito.

Super quebra-cabeça que, entre outras habilidades, estimula o raciocínio lógico, atenção e concentração e muito mais.

A melhor estratégia é a concentração. O seu carro é o vermelho e você só tem uma saída. Tente escapar desse trânsito maluco!

Este jogo vai mexer com todos os seus neurônios! Vai desafiar seu raciocínio lógico e vai garantir horas de muita diversão e concentração. Veja se você é capaz de sair do congestionamento. Através de cartas desafio e com movimentos limitados pelos demais carros, o objetivo é retirar seu carro do meio da confusão. É muito divertido!

Contém:

40 cartas desafios em 4 fases: iniciante, intermediário, avançado e expert

1 tabuleiro

2 caminhões

2 ônibus

12 carrinhos

 

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MATRIZES LÓGICAS

É um dos muitos instrumentos utilizados na COPS - Clínica de Orientação Psicopedagógica e Social.

É um jogo utilizado em intervenções Psicopedagógicas que mexe com a estrutura cognitiva do sujeito.
Composto por cartelas distribuídas entre 14 séries, que vão aumentando o nível de complexidade, visando ampliar a capacidade da pessoa em atendimento para: identificar as semelhanças e diferenças entre os objetos, figuras, cores, tamanhos; agrupar; ordenar; justificar.
Objetivo:
Provocar a mobilidade da estrutura cognitiva do sujeito;
Estabelecer níveis de associação;
Trabalhar o modelo de aprendizagem do sujeito;
Trabalhar a atenção e concentração;
Evidenciar a importância de ser flexível;
Criar conflitos cognitivos que produzam equilibrações;
Desenvolver habilidades e atitudes que possam provocar uma atitude reflexiva e assim, aprender.

Este excelente instrumento assim como o curso para sua utilização com Débora Silva De Castro Pereira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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